Submissão de trabalhos
Regras para submissão de trabalhos
-
O envio de trabalhos completos deverá ser feito exclusivamente através do e-mail senafeseinfe@gmail.com seguindo todas as etapas abaixo. A submissão de trabalhos poderá ser feita antes da inscrição. No entanto, a inscrição deverá ser efetuada até quatro dias antes da data limite, como condição para a apresentação do trabalho no evento.
-
Cada participante no evento poderá submeter até dois trabalhos, mas somente um na condição de apresentador/a (primeiro nome no texto). Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 autores/as e todos eles/as deverão estar inscritos/as no evento.
-
Os textos serão avaliados anonimamente, ficando sob responsabilidade da Comissão Organizadora a retirada dos nomes dos/as autores/as do texto. Qualquer referência implícita ou explícita da autoria no corpo do texto ou notas de rodapé não será permitida.
-
A divulgação dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica sairá no site do evento.
-
Os textos aprovados serão publicados nos anais do evento (meio digital).
-
Para o envio de trabalhos é OBRIGATÓRIO que o mesmo esteja de acordo com o modelo fornecido pela organização do evento. O/a autor/a do trabalho deve abrir o documento e redigir seu texto diretamente no arquivo.
Normas de formatação para trabalhos
-
Resumo de, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 linhas, acompanhado de um texto de no máximo 12 páginas, em arquivo Word for Windows (extensão doc, versão 97 ou superior), fonte Times New Roman (tamanho 12), espaçamento 1,5, alinhamento justificado, margens: esquerda 2 cm, superior 2 cm, direita 2 cm, inferior 2 cm.
-
Título com letras em negrito e maiúsculas, com alinhamento centralizado.
-
Abaixo do título, com alinhamento justificado e sem recuo inicial, o eixo temático ao qual o trabalho está associado.
-
Na sequencia, à direita, breve indicação dos/as autores/as (instituição de trabalho e/ou instituição de formação).
-
Citações (no corpo do texto ou em bloco) devem ser seguidas por referência conforme normas da ABNT para tanto.
-
Referências bibliográficas finais devem seguir as normas da ABNT.
-
A correção ortográfica e gramatical ficará a critério de cada autor/a de texto.
-
O tempo destinado para apresentação será de 15 minutos para cada trabalho.
-
O arquivo de modelo (template) por ser baixado abaixo:
​
Apresentação
​Além das apresentações presenciais, serão aceitos até 100 trabalhos para apresentação na modalidade online.
​
Para a submissão de trabalhos para apresentação - presencial e online -, o envio de trabalhos completos deverá ser feito exclusivamente através do e-mail senafeseinfe@gmail.com, usando o template disponível abaixo.
Deverá se especificado no assunto da mensagem a modalidade de apresentação desejada.
Também, os arquivos deverão ser nomeados de acordo com a modalidade, conforme o modelo a seguir: PRESENCIAL_Eixo temático_Título do trabalho_Autor as OU ONLINE_Eixo temático_Título do trabalho_Autor.
O tempo destinado para as apresentações - presencial e online - será de dez (10) minutos para cada trabalho. O prazo de submissão de trabalhos será até 30 de outubro.
​
A confirmação e divulgação das salas - presenciais e online - dos eixos temáticos serão divulgados até 21 de novembro de 2024.
​​
O template para envio de trabalhos está disponível para download no botão acima.
Eixos temáticos
Estes eixos temáticos proporcionam uma ampla gama de oportunidades para pesquisadores explorarem a relação entre violência e sustentabilidade, bem como para compartilharem reflexões sobre estratégias e soluções inovadoras para enfrentar este desafio complexo.
Eixo Temático 1
Construindo Sociedades Resilientes através da Educação Não Violenta e Memórias Coletivas
Focando na construção de sociedades resilientes e na promoção de uma educação não violenta, este eixo temático destaca a importância de desenvolver mecanismos de resolução de conflitos e construir memórias coletivas de não violência a partir da perspectiva da história, sociologia e filosofia da educação que rejeitem a violência como meio de resolver disputas.
Eixo Temático 2
Educação para a Sustentabilidade, Diversidade e Prevenção da Violência
Este eixo destaca a importância da educação para a sustentabilidade como uma ferramenta fundamental na prevenção da violência. Os trabalhos podem abordar iniciativas educacionais inovadoras que promovam o diálogo, a compreensão mútua e o respeito pela diversidade e a inclusão como meio de construir sociedades resilientes e equitativas.
Eixo Temático 3
Políticas públicas, Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Redução da Violência
Investigando como a sustentabilidade ambiental pode contribuir para a redução da violência, este eixo examina abordagens integrativas e transformadoras na gestão escolar e nas políticas públicas educacionais que visam promover ambientes mais seguros e pacíficos, tanto a nível local quanto global.
Eixo Temático 4
Desafios para uma Educação Sustentável em Meio à Violência
Este eixo temático convida os pesquisadores a explorar os desafios enfrentados pela educação sustentável em contextos marcados pela violência. Os trabalhos podem examinar estratégias do ponto de vista da psicologia, direito, da administração, etc. para lidar com esses desafios e promover uma educação mais inclusiva e cidadã em meio a adversidades.
Eixo Temático 5
Resiliência Sustentável - Abordagens Interdisciplinares para Reduzir a Violência e Promover o Desenvolvimento
Explorando a interconexão entre violência e sustentabilidade, este eixo temático convida os pesquisadores a examinar como a violência pode representar um obstáculo para o desenvolvimento sustentável do ponto de vista interdisciplinar para identificar estratégias com o intuito de enfrentar esse desafio de maneira eficaz e criativa.
​
Eixo Temático 6
Escola, Docência, Currículo
Como educar para sustentabilidade e para a não violência? Trata-se de pensar sobre os limites e possibilidades de tais temas como parte da educação escolar brasileira, desde o cenário das mudanças induzidas pelas políticas públicas atuais: reformas curriculares e BNCC.
​
Eixo Temático 7
Filosofia, Educação e Democracia: desafios para a manutenção de um mundo comum
O mundo comum está sendo objeto de preocupação na escola? Na sociedade? Como as novas gerações estão sendo educadas para a democracia? O que pode a Filosofia e as Ciências Humanas na formação escolar?